Ketchup Vegano

 


Ketchup de tomate O molho oriental foi levado aos Estados Unidos pelos ingleses, sofrendo alterações e passando a ter, como seu ingrediente principal, o tomate. Deste modo, foi rebatizado de ketchup. Uma antiga versão de tomata catsup de 1817 ainda possui Engraulidae, denunciando sua origem nos molhos de peixe. Em meados da década de 1850, no entanto, os Engraulidae já haviam sido abandonados.

James Mease publicou outra receita em 1812. Em 1824, uma receita de ketchup usando tomate foi publicada no livro de receitas "A dona de casa da Virgínia", escrito por Mary Randolph, prima de Thomas Jefferson. Cozinheiros estadunidenses começaram a adoçar o ketchup no século XIX.

Conforme o século XIX avançava, o ketchup de tomate começou sua trajetória ascendente nos Estados Unidos. O ketchup tornou-se popular muito antes do tomate. As pessoas hesitavam menos em comer tomate como parte de um produto altamente processado, que havia sido cozido e temperado.

ketchup de tomate era vendido localmente por fazendeiros. Acredita-se que Jonas Yerkes foi o primeiro estadunidense que vendeu ketchup de tomate numa garrafa. Por volta de 1837, ele já produzia e vendia o produto nacionalmente. Outras companhias surgiram em seguida. F. & J. Heinz lançou seu ketchup de tomate em 1876. A sua propaganda dizia: "santo alívio para a mãe e as outras mulheres da casa!", numa alusão ao demorado processo de se fazer ketchup em casa. Com a produção industrial e a necessidade de uma melhor preservação, houve um aumento na quantidade de açúcar, levando à atual fórmula acridoce. 

Mas a versão atual do ketchup só foi completada no início do século XX, a partir de um debate sobre o uso do benzoato de sódio como conservador de alimentos. Harvey Washington Wiley, o criador da Administração de Comida e Droga dos Estados Unidos, questionou a segurança do benzoato, que havia sido banido através do Ato de Comida e Droga Pura de 1906. Em resposta, empreendedores como Henry J. Heinz pesquisaram uma alternativa para o benzoato.

INGREDIENTES

  • 1 kg de tomates (tipo Italiano)
  • Suco de 1 laranja
  • 1/2 xícara de vinagre de maçã
  • 2 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colher de sopa de azeite
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Especiarias (opcionais/incremento top):
  • 5g de gengibre
  • 1/2 colher de chá de cravo em pó
  • 1 dente de alho
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino

INSTRUÇÕES

Inicie cortando os tomates na metade e retire o excesso de sementes.

Leve todos os ingredientes, com exceção do azeite ao processador até que vire uma pasta homogênea.

Em uma panela funda, despeje o azeite e ao esquentar, despeje a pasta, cozinhando em fogo médio por cerca de 15 minutos.

Aguarde esfriar e sirva, pode ser usada para acompanha aquela deliciosa Coxinha de Carne de Jaca que já tem aqui no blog e bom apetite.

Pode ser guardado em geladeira por até 7 dias.

 

Comentários